quarta-feira, 25 de julho de 2012

O som da tua Voz

O som da tua voz,
Ecoará como quiseres...

Basta conectar tua positividade,
E direcioná-la aos ventos que fluem...

Dos teus pensamentos,
Tuas emoções...

Os ventos que te levam,
E te trazem...

A todo instante,
A cada sentimento,

Da exclamação e da interrogação dos teus sentidos,
Das tuas ideias,

Do alvorecer dos teus dias.
Enfim, o som da tua voz depende de ti,

Simplesmente de ti...
Ouça-o e faça-te ser ouvido !!


‘Amanda Nascimento’

segunda-feira, 16 de julho de 2012

"Alguém aí sabe quem foi essa pessoa extraordinária ? "

"Quem aí nega que já nasceu assim?
Nessa sociedade onde o que importa é a propaganda..
Onde 'nascemos todos programados a receber o que vocês nos empurraram como
enlatados dos U . S . A . , de nove a seis' ...
Quando iremos parar e pensar,para poder entender que a vida é mais??"

Deísmo

O deísmo é uma postura filosófica que admite a existência de um Deus criador, mas não nega a realidade de um mundo completamente regido pelas leis naturais e científicas. Os deístas, portanto, não acreditam num Deus interferente, como pregam as religiões, nem mesmo acreditam que as religiões possam estar certas quanto a se dizerem conhecedoras da Palavra de Deus, ou da maneira como Deus quer que nós ajamos moralmente. Não há quaisquer comprovações científicas da veracidade de tais argumentos. Por exemplo, a ciência nunca provou que o Alcorão ou a Bíblia e nenhum dos textos ditos divinos são a palavra direta de Deus, e nunca provará (Tendo em vista que a ciência trabalha apenas com objetos materiais e a concepção de deus é metafísica). Como meio de investigação para comprovações metafísicas, os deístas tendem a aceitar totalmente a lógica para tal. Logo, para os deístas, as religiões denominacionais são apenas invenções humanas. Onde enfrentar a questão da existência de Deus, através da razão, em lugar dos elementos comuns das religiões teístas tais como a "revelação divina", os dogmas (crenças sem comprovação científica) e a tradição. Os deístas, geralmente, questionam as religiões denominacionais e seu(s) deus(es) dito(s) "revelado(s)", argumentando que Deus é o criador do mundo, mas que não intervém, nos afazeres do mesmo, embora esta posição não seja estritamente parte da filosofia deísta. Para os deístas, Deus se revela através da ciência e as leis da natureza. 

'Da wikipédia'

Agnosticismo


"Agnosticismo é a visão de que o valor de verdade de certas reivindicações, especialmente afirmações sobre a existência ou não existência de qualquer divindade, mas também de outras reivindicações religiosas e metafísicas, é desconhecido ou incognoscível. O agnosticismo pode ser definido de várias maneiras, e às vezes é usado para indicar dúvida ou uma abordagem cética a perguntas. Em alguns sentidos, o agnosticismo é uma posição sobre a diferença entre crença e conhecimento, ao invés de sobre qualquer alegação específica ou crença. No sentido popular, um agnóstico é alguém que não acredita nem descrê (não nega a possibilidade) na existência de um Deus, ao passo que um ateu não acredita na existência de um ou mais deuses (mas também não necessariamente nega, como é o caso do ateísmo cético). Em sentido estrito, no entanto, o agnosticismo é a visão de que a razão humana é incapaz de proporcionar fundamentos racionais suficientes para justificar o conhecimento da existência ou não de Deus. Dentro do agnosticismo existem ateus agnósticos (aqueles que não acreditam que uma divindade ou mais divindades existam, mas que não negam/descartam a possibilidade de suas existências) e os teístas agnósticos (aqueles que acreditam que um Deus existe, mas não afirmam saber isso).

Thomas Henry Huxley, um biólogo inglês, cunhou a palavra "agnóstico", em 1869. No entanto, pensadores e trabalhos escritos anteriores já têm promovido pontos de vista agnósticos. Eles incluem Protágoras, um filósofo grego do século V a.C. e o mito da criação ."

'Da wikipédia'







Teísmo Agnóstico

· Teísmo

Teísmo agnóstico é a filosofia que engloba tanto o teísmo quanto o agnosticismo. Um teísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, mas acredita que sim.

De acordo com a tradição filosófica, é considerado conhecimento uma crença que seja verdadeira e adequadamente justificada. Dessa perspectiva, dizer que acredita em algo sem alegar que isso constitua conhecimento não é contraditório; é apenas incomum, já que normalmente se supõe que as pessoas com determinada crença afirmem que ela seja necessariamente verdadeira.

· 'Conhecimento no agnosticismo'

No agnosticismo, doutrina filosófica creditada a pensadores como Émile Durkheim, Immanuel Kant, David Hume, Thomas Henry Huxley e Herbert Spencer, postula-se que a compreensão dos problemas metafísicos, como a existência de Deus, é inacessível ou incognoscível ao entendimento humano na medida em que ultrapassam o método empírico de comprovação científica. Assim, o conhecimento da existência de Deus é considerado impossível para agnósticos, teístas ou ateístas. Ou seja, o agnóstico acredita em Deus, mas não tem conhecimento para explicar a existência ou não dele.

Pessoas que creem em divindades geralmente afirmam que "Deus existe" como um fato. Isso pressupõe que eles possuem conhecimento acerca desse mesmo fato, o que não seria possível segundo o agnosticismo. Assim, o teísta agnóstico não afirma isso: ele diz que não sabe se Deus existe ou não, mas que acredita em Deus.

'Da wikipédia'

Ateísmo Agnóstico

* Ateísmo Agnóstico

Ateísmo agnóstico é a filosofia que engloba tanto o ateísmo quanto o agnosticismo. Um ateísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, e por isso não acredita que ele exista.

De acordo com a tradição filosófica, é considerado conhecimento uma crença que seja verdadeira e adequadamente justificada. Dessa perspectiva, dizer que acredita em algo sem alegar que isso constitua conhecimento não é contraditório; é apenas incomum, já que normalmente se supõe que as pessoas com determinada crença afirmem que ela seja necessariamente verdadeira (e a parte da justificação costuma ser simplesmente esquecida).

* Conhecimento no agnosticismo

No agnosticismo, doutrina filosófica creditada a pensadores como Immanuel Kant, David Hume, Thomas Henry Huxley e Herbert Spencer, postula-se que a compreensão dos problemas metafísicos, como a existência de Deus, é inacessível ou incognoscível ao entendimento humano na medida em que ultrapassam o método empírico de comprovação científica. Assim, o conhecimento da existência de Deus é considerado impossível para agnósticos, teístas ou ateístas.

'Da wikipédia'

Voltaire

François Marie Arouet, mais conhecido como Voltaire (Paris, 21 de novembro de 1694 —Paris, 30 de maio de 1778), foi um escritor, ensaísta,deísta e filósofo iluminista francês.

Conhecido pela sua perspicácia e espirituosidade na defesa das liberdades civis, inclusive liberdade religiosa e livre comércio. É uma dentre muitas figuras do Iluminismo cujas obras e ideias influenciaram pensadores importantes tanto da Revolução Francesa quanto da Americana. Escritor prolífico, Voltaire produziu cerca de 70 obras em quase todas as formas literárias, assinando peças de teatro, poemas, romances, ensaios, obras científicas e históricas, mais de 20 mil cartas e mais de 2 mil livros e panfletos.

Foi um defensor aberto da reforma social apesar das rígidas leis de censura e severas punições para quem as quebrasse. Um polemista satírico, ele frequentemente usou suas obras para criticar a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo. Voltaire é o patriarca de Ferney. Ficou conhecido por dirigir duras críticas aos reis absolutistas e aos privilégios do clero e da nobreza. Por dizer o que pensava, foi preso duas vezes e, para escapar a uma nova prisão, refugiou-se na Inglaterra. Durante os três anos em que permaneceu naquele país, conheceu e passou a admirar as ideias políticas de John Locke.

Voltaire foi um pensador que se opôs à intolerância religiosa e à intolerância de opinião existentes na Europa no período em que viveu. Suas ideias revolucionárias acabaram por fazer com que fosse exilado de seu país de origem, a França.

O conjunto de ideias de Voltaire constitui uma tendência de pensamento conhecida como Liberalismo. Exprime na maioria dos seus textos a preocupação da defesa da liberdade, sobretudo do pensar, criticando a censura e a escolástica, como observamos na sua frase "Não concordo com nem uma das palavras que me diz, mas lutarei até com minha vida se preciso for, para que tenhas o direito de dizê-las".

Por fim, destaca-se que Voltaire, em sua vida, também foi "conselheiro" de alguns reis, como é o caso de Frederico II, o grande, da Prússia, um déspota esclarecido.

'Da wikipédia'

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Ao passado

"Hoje, enfim

Consegui voltar,
Voltei a mim...
Voltei ao passado...

Podia ter sido diferente,
Mas infelizmente não dependeu de mim...
Ah se dependesse...
Tudo valeria a pena...

Bem, mesmo assim,
Hoje percebi,
O quanto eu perdi...
Estando longe, estando aqui...

Não foi esse o fim que planejei...
Vi hoje minhas maiores relíquias no passado...
Meus momentos, em teus olhos...
Ou ao menos os ditos...

Não resisti...
Ao sair daquele momento,
Desabafei para mim mesmo,
Pois não tive coragem e ainda não a tenho.

Quando me perguntaram,
O que sentia por ti...
Apenas respondi:
"Saudades!"

Porém o tempo
Sabe o que faz... 
E se suas atitudes mostram quem tu és...
Então sou horrível... Não mereço ser amado..."