· Teísmo
Teísmo agnóstico é a filosofia que engloba tanto o teísmo quanto o agnosticismo. Um teísta agnóstico é alguém que assume não ter conhecimento da existência de Deus, mas acredita que sim.
De acordo com a tradição filosófica, é considerado conhecimento uma crença que seja verdadeira e adequadamente justificada. Dessa perspectiva, dizer que acredita em algo sem alegar que isso constitua conhecimento não é contraditório; é apenas incomum, já que normalmente se supõe que as pessoas com determinada crença afirmem que ela seja necessariamente verdadeira.
· 'Conhecimento no agnosticismo'
No agnosticismo, doutrina filosófica creditada a pensadores como Émile Durkheim, Immanuel Kant, David Hume, Thomas Henry Huxley e Herbert Spencer, postula-se que a compreensão dos problemas metafísicos, como a existência de Deus, é inacessível ou incognoscível ao entendimento humano na medida em que ultrapassam o método empírico de comprovação científica. Assim, o conhecimento da existência de Deus é considerado impossível para agnósticos, teístas ou ateístas. Ou seja, o agnóstico acredita em Deus, mas não tem conhecimento para explicar a existência ou não dele.
Pessoas que creem em divindades geralmente afirmam que "Deus existe" como um fato. Isso pressupõe que eles possuem conhecimento acerca desse mesmo fato, o que não seria possível segundo o agnosticismo. Assim, o teísta agnóstico não afirma isso: ele diz que não sabe se Deus existe ou não, mas que acredita em Deus.
'Da wikipédia'
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, amigo/a!