Enfim parece que o meu Brasil está disposto a mudar...
Espero, do fundo dos meus pensamentos, que isso não seja mais uma jogada e que se não for, realmente, apenas outra jogada da politicagem, isso não se acabe como em 1964!
Para quem não sabe, em 1964, aqui no Brasil, no meu Brasil, houve uma revira volta no governo, uma revolução comunista tomou conta dos populares e o militarismo então se instaurou no país.
Aqui vão algumas ideias sobre este momento da nossa querida "Mãe Gentil"...
"Golpe Militar de 1964 designa o conjunto de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, que culminaram, no dia 1 de abril de 1964, com um golpe de estado que encerrou o governo do presidente João Goulart, também conhecido como Jango.
Os militares brasileiros a favor do Golpe costumam designá-lo como Revolução de 1964 ou Contrarrevolução de 1964.1 Em geral, a expressão é associada a defensores da ditadura.
Jango havia sido democraticamente eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) – na mesma eleição que conduziu Jânio da Silva Quadros do Partido Trabalhista Nacional (PTN) à presidência, apoiado pela União Democrática Nacional(UDN).
O golpe estabeleceu um regime alinhado politicamente aos Estados Unidos e acarretou profundas modificações na organização política do país, bem como na vida econômica e social. Todos os cinco presidentes militares que se sucederam desde então declararam-se herdeiros e continuadores da Revolução de 1964.
O regime militar durou até 1985, quando Tancredo Neves foi eleito, indiretamente, o primeiro presidente civil desde 1964." - https://www.google.com.br/search?aq=1&oq=golpe+de+&sugexp=chrome,mod=0&sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=golpe+de+64
"No começo da década de 60, o país atravessava uma profunda agitação política. Depois da renúncia do presidente Jânio Quadros, em 1961, assumiu seu vice, João Goulart (Jango), um homem de convicções esquerdistas para a então política brasileira.
Faziam parte de seus planos as reformas de base, que pretendiam reduzir as desigualdades sociais brasileiras. Entre estas, estavam as reformas bancária, eleitoral, universitária e agrária." - http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/golpe-militar-de-1964-1-elites-e-militares-derrubaram-o-governo-de-jango.htm
E assim, a esperança de dias melhores se solidifica em nossos corações, esperamos para o período pós Copa, quando então poderemos definir pensamentos e opiniões a respeito do que se diz ser Brasileiro, mas o que podemos descrever desde já é que, o Brasil não será o mesmo..!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, amigo/a!