Famosa por fazer a alegria da galera nas baladas do mundo inteiro, a tequila é uma bebida destilada com origem no México. Ela é feita através da destilação do sumo do "Agave Tequilana", uma planta da América Central também conhecida como Agave Azul. A produção da tequila no México é demarcada por lei no estado de Jalisco, onde fica o povoado Tequila, que deu origem ao nome da bebida.
Tequila no Brasil
Aqui no Brasil a tequila mais conhecida é a "José Cuervo", porém nem todas "José Cuervo" são envelhecidas e não chegam nem perto da tequila apreciada em seu país de origem. Deve ser o que acontece com a cachaça em outros países onde só se comercializa "51".
As melhores tequilas envelhecidas disponíveis no Brasil são: Tequila Jose Cuervo Clasico, Especial, Black (estes blend's); Tradicional, 1800 Blanco, 1800 Reposado, 1800 Añejo e Reserva De La Familia (todas de 100% agave) existe também a Sauza Tequila Blanco, Sauza Tequila Gold e Sauza Tequila Hacienda(Reposada).
A lenda do shot com sal e limão
O modo mais conhecido de se beber tequila é colocar sal em torno do copo ou na mão, entre o polegar e o dedo indicador, chupar o sal, beber rapidamente e logo após, morder uma rodela de limão. Ninguém sabe ao certo como isto tudo começou. Mas a lenda conta que foi durante uma pandemia de gripe em 1918, que alguns médicos começaram a receitar “shots de Tequila” como tratamento. O que não foi nenhuma surpresa é que mesmo depois da epidemia, muitos alegavam estar com gripe para continuar com o tratamento, ou seja; bebendo Tequila.
Mitos
Existem diversas bebidas ditas como tequila que na realidade não são. Uma delas é um tal de Mezcal que tem um verme (parecido com uma lesma) no fundo da garrafa, isso não é tequila é Mezcal. Outras bebidas que podem ser chamadas de primas da tequila são: o sotol, a raicilla, a bacanora, a mezcal com verme - que são feitos em regiões diferentes, com espécies diferentes de agave. A tequila verdadeira vem somente de Jalisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, amigo/a!