Pois bem, registros pelo mundo datam o seu primeiro aparecimento por volta de 12.000 A.C., utilizada inicialmente no hinduísmo e no budismo conhecida como "manji", ela representava então a vida, a alegria e no segundo a harmonia do Universo, a paz, o amor e o intelecto. Posteriormente foi incorporada ao Nazismo como símbolo principal do partido Nacional Socialista dirigido por Adolf Hitler e seus companheiros, no partido conhecido por NSDAP.
Ainda assim a suástica é um símbolo religioso e que antes de ter sido adotada por Hitler, em 1920, representava sorte e saúde. É formada por uma cruz grega com 'braços' em ângulos retos.
E no mundo...
Nos Estados Unidos, fazer apologia ao nazismo e ao racismo é permitido por lei de acordo com o direito à Liberdade de expressão, garantido pela Primeira Emenda à Constituição dos Estados Unidos. Devido a esse fato, existem, atualmente, vários grupos racistas e neo-nazistas atuando no país
No Brasil a incitação, induzimento ou apologia ao racismo e outras discriminações são caracterizadas como crime. No caso da apologia ao nazismo, a ocorrência do crime depende da divulgação da suástica nazista para fins de divulgação do nazismo. Portanto, existem casos em que a apologia ao nazismo não é criminosa (embora não seja socialmente aceita) e em outros casos poderá configurar o crime do artigo 20 §1º da Lei 7.716/89.
Amanda Nascimento.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apologia_do_nazismo;
http://tabernaculodoperipatetico.blogspot.com.br/2014/02/capitulo-xv-simbolos-e-significados.html;
http://o-ornitorrinco.tumblr.com/post/5328397851/cultura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, amigo/a!